Faltas – Toda falta deverá ser comunicada com antecedência a secretaria ou inspetores de alunos para que se possa arrumar um professor eventual.
No dia subsequente a falta, o professor deverá, dirigir-se à secretaria da escola para comunicar:
1. Abonada
2. Justificada
3. Nojo
4. Gala
5. Falta Médica
6. Licença Saúde
7. Falta aula, quando o professor obtiver seu limite de faltas aulas deverá requisitar também o tipo de falta a ser lançada (Abonada ou Justificada)
8. Quando o professor faltar e não registrar o tipo de falta, no dia seguinte será considerada como falta INJUSTIFICADA.
Livro Ponto – O ponto deverá ser assinado diariamente, caso não haja assinatura ou justificativa das faltas, serão consideradas injustificadas.
HTPC:
Terça-feira: 16h30 às 17h30 e das 17h30 às 18h30
Quinta-feira: 16h30 às 17h30
Secretaria, Cozinha, Cantina - Quando solicitar algo ao funcionário da Secretaria, Cozinha ou Cantina favor fazê-lo pelo balcão de recepção (AMBIENTES RESERVADOS SOMENTE PARA OS FUNCIONÁRIOS DO SETOR).
Uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC - (TV, DVD, Vídeo, Lab. Informática, Maq. Fotográfica, Filmadora, Data show, Notebook, etc. - Deverão ser utilizados, mas como ferramentas pedagógicas e agendado com antecedência, terem objetivos claros e definidos de acordo com o currículo que está sendo trabalhado com os alunos e entregar para a Coordenação uma ficha descritiva contendo:
1. Nome do professor
2. Disciplina
3. Série
4. Nome filme
5. Assunto
6. Objetivos
7. Atividades realizadas
8. Avaliação
Faltas do aluno - Quando aluno atingir 10 faltas consecutivas, estas deverão ser comunicadas à Direção por escrito, com nome completo do aluno, série, disciplina, número de faltas, para que a mesma possa tomar providências de acordo com a legislação vigente, junto à família do aluno e Conselho Tutelar.
Atentar para as faltas dos alunos em suas aulas, pois a responsabilidade é do professor da classe.
Diário de Classe:
Não devem ser retirados da escola sob qualquer pretexto.
1. Não anotar no Diário de Classe nada a lápis, usar sempre caneta (tinta);
2. Anotar no diário todas as ocorrências necessárias, no campo 11, inclusive quando chamar os pais;
3. Os Diários de classes deverão permanecer no escaninho (sala dos professores), para eventuais consultas da Direção/Supervisão;
4. No campo 2 coloque o componente curricular com seu respectivo código;
5. No campo 3 coloque: turno 1 manhã; turno 6 Escola de Tempo Integral; turno 3 noturno;
6. Turmas, com letras maiúsculas: A,B,C...;
7. No campo 4: escreva o nome dos alunos de acordo com a relação fornecida pela Secretaria da Escola;
8. No campo 5: registre a frequência com letra minúscula (c) e a ausência com letra minúscula (f), jamais coloque pontinhos (.);
9. Registrar somente aulas previstas e dadas, não deixar espaços entre os meses e quando for aula dupla, registrar duas vezes;
NOTA: Feriados, facultativos, licenças, faltas-aula, faltas médicas e faltas abonadas, devem ser registradas no campo OBSERVAÇÃO;
10. No campo 6: registro de conteúdo ministrado diariamente de acordo com o Plano de Ensino;
11. No campo 7: registre as avaliações realizadas e também a Recuperação Contínua;
12. No campo 8: registrar seu nome por extenso e sua assinatura;
13. No campo 9: registrar aulas previstas e dadas;
14. No campo 10, 11 e 12: registrar todas as ocorrências relacionadas aos alunos;
15. Não deixar espaços vazios: passar um traço nos espaços vazios dos campos acima citados;
16. Consultar sempre o registro de transferências recebidas e expedidas (Lista Piloto);
17. Evite rasuras no Diário de Classe, e se acontecer, procurar a Direção para fazer ressalvas;
18. Aluna gestante tem direito a 90 dias de exercícios domiciliares;
19. Atestado Médico: os professores deverão dar ciência no verso do atestado aos alunos, que se responsabilizarão de passar com todos (profs.) teriam aula no dia da falta. O professor deverá registrar no campo OBSERVAÇOES do seu Diário de Classe e em seguida, o aluno entregará o Atestado Médico ao PCP para que seja arquivado;
Importante:
· Guia de Licença Saúde: até 5 dias corridos da data do atestado;
· Prorrogação de Licença Saúde: Antecedência de 8 (oito) dias;
· Requerer por escrito qualquer reclamação sobre sua vida funcional;
· B.O.: O professor deverá trazer no primeiro dia útil do mês;
· Alteração de Carga Horária: qualquer alteração de Carga Horária em outra U.E.,
trazer comunicado por escrito imediatamente.
· Respeitar o horário de entrada e saída das aulas, não se retirar da sala de aula, e se acontecer por algum motivo relevante, chamar o Inspetor de Alunos;
· Alunos novos: quando entrar aluno novo, consultar a Lista Piloto para não haver divergência nos números da chamada;
Rendimento Escolar (notas) adotadas pela Unidade Escolar:
De 0 a 10, sempre números inteiros;
Preenchimento de Papeletas:
Se o aluno ultrapassar 25% de faltas, anotar em vermelho na papeleta.
Ex: 100 aulas dadas no bimestre – se o aluno teve 25 faltas, colocar em azul, mas se o aluno tiver 26 faltas ou mais deverá ser escrito com tinta vermelha.
Transferência - Aluno transferido no início do bimestre colocar TR e traço e aluno transferido faltando até 15 dias para terminar o bimestre escrever a nota e o número de faltas na papeleta (o aluno estudou mais ou menos um bimestre e meio conosco, então temos condições de avaliá-lo, pois a escola que irá recebê-lo terá dificuldade para tal).
Evasão – Alunos que não aparecem na escola: colocar zero na nota e o total de faltas dadas.
Códigos das disciplinas:
Disciplinas
Códigos
Língua Portuguesa
1100
Língua Portuguesa e Literatura (EM)
1111
Leitura e Produção de Texto (EF)
1120
História
2200
Geografia
2100
Ciências
2500
Matemática
2700
Educação Física
1900
Artes
1813
Inglês
1400
Ensino Religioso
6400
Química
2800
Física
2600
Biologia
2400
Filosofia
3100
DAC Matemática
2702
DAC Português
1126
DAC História
2210
DAC Geografia
2110
Oficinas Curriculares:
Orientação para Estudo e Pesquisa (Ciclo I e II)
8401
Hora da Leitura (Ciclo I e II)
8402
Experiências Matemáticas (Ciclo I e II)
8403
Informática Educacional (Ciclo I e II)
8404
Saúde e Qualidade de Vida (Ciclo II)
8408
Espanhol (Ciclo II)
1200
Atividades Artísticas (Ciclo I e II) – TEATRO
8410
Atividades Artísticas (Ciclo I e II) – MÚSICA
8412
Atividades Artísticas (Ciclo I e II) – DANÇA
8413
Atividades Esportivas e Motoras (Ciclo I e II) – ESPORTE
8414
Atividades Esportivas e Motoras (Ciclo I e II) – GINÁSTICA
8415
Atividades Esportivas e Motoras (CICLO I e II) - JOGO
8416
Avaliação: Arquivar até o próximo ano letivo todas as avaliações dos alunos com menor rendimento (antes dar ciência ao mesmo).
· Se acontecer de algum aluno rasgar/amassar/jogar no lixo a avaliação ou não devolver, o professor deverá anotar no diário de classe com assinatura do próprio (aluno), e se o mesmo negar-se a assinar, solicitar assinatura de 3 (três) testemunhas.
Recuperação Contínua: De grande importância e é de responsabilidade do professor da classe (os resultados deverão integrar a avaliação do bimestre e serem divulgados aos alunos e pais).
· Na Recuperação Contínua não existe dispensa de aluno, será ao longo do ano, dentro do horário normal de aulas, deverá ser registrada no diário de classe e nos instrumentos de avaliação do aluno.
Oficinas (ETI) - Montar um portifólio de cada Oficina Curricular, para que Equipe Gestora tenha material suficiente para o acompanhamento mensal, e os demais projetos desenvolvidos deverão ser devidamente documentados.
Preservação de Patrimônio e do Material Escolar – Orientar e conscientizar os alunos através de bons exemplos, vídeos e textos trabalhados em classe sobre a responsabilidade na preservação do patrimônio, onde deve-se conservar o prédio escolar, mobiliário e materiais pedagógicos (jogos, vídeo, som, computadores, giz, caderno do aluno, livro didático, etc.) Orientar sempre sobre manter a escola limpa, colocar o lixo no lixo, restos de comida no lugar adequado, nunca esquecer os três Rs (RRR). Cobrar sempre do educando sua postura na Escola, para que possamos realmente formar cidadãos para o futuro.
Material Escolar - Nenhum aluno poderá ser impedido de participar das aulas por falta de material.
Se for muito necessário, solicitar ao aluno material simples e barato, pois os mesmos devem estar ao alcance do poder aquisitivo de suas famílias e quando solicitar à Direção/Coordenação deverão fazer com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.
Reposição de aulas - Todo aluno tem direito a 100% das aulas previstas, portanto, deve ser ministrada toda a carga horária constante na Matriz Curricular e anotações devem constar no diário do professor.
Professor Eventual – O professor titular da classe quando faltar deverá deixar material/orientações ao professor eventual, com base na proposta curricular da SEE.
Hino Nacional de Hasteamento da Bandeira - Lei nº 57 de 15/03/1990 - Lei nº 6757 de 15/03/1990 - torna obrigatória a execução vocal do Hino Nacional e o hasteamento da Bandeira Nacional uma vez por semana nos estabelecimentos de Ensino da Rede Oficial, em dia e horário pré-estabelecido pela Equipe Escolar. Os professores deverão colaborar com a realização todas as segundas-feiras - sempre duas classes num sistema de rodízio para que todos os alunos da escola participem, de acordo com o cronograma que será afixado na sala dos professores com as classes, datas e professores responsáveis pelo hasteamento/arriamento da Bandeira Nacional.
Lei nº 9394/96 - LDB – art. 13 – Os docentes incumbir-se-ão de:
I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II – elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III – zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e a comunidade.
EE “Profª Escolástica Rosa de Almeida”
Rua Dr. Emilio Ribas, nº 266 - Vila Haro – Sorocaba – SP
(015) 3227-6741 (DIREÇÃO)
(015) 3227-2056 (SECRETARIA)
(015) 3227-0261 (ORELHÃO)
Diretora: Maria Bernadeth de Paulo Perez
Vice-Diretora: Isabel dos Santos Caruso
Professora Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental e das Oficinas: Maria Emília Delgado
Professora Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio: Ana Márcia Cerezer Pinto
“Existe uma única classe de homens que nunca erram: a dos que nada produzem”
(Fontana)
segunda-feira, 5 de abril de 2010
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